O laudo de aterramento elétrico é um documento técnico que visa proteger o usuário contra qualquer tipo choque elétrico. Um aterramento bem dimensionado auxilia, inclusive, o funcionamento dos dispositivos de proteção instalados em uma edificação (fusíveis, disjuntores, DRs, entre outros.) ou mesmo os dispositivos projetados para os equipamentos como no-breaks, retificadores, inversores, chaves estáticas, entre outros.
Fazer o aterramento de um imóvel, seja comercial ou residencial, é uma solução de segurança contra descargas elétricas atmosféricas. Com um projeto de SPDA estrutural adequado, a energia captada pelos para-raios é conduzida pelas hastes de aterramento para serem dispersadas no solo, evitando danos elétricos que podem até ser fatais. Para atestar que a instalação está adequada ao tamanho do imóvel e conseguir o AVCB, deve ser emitido o laudo técnico de aterramento.
No entanto, esse laudo técnico de aterramento é muito mais do que a garantia de que o projeto de instalação e de proteção contra descargas elétricas atmosféricas está adequadamente executado: esse documento atesta a segurança da vida das pessoas e do patrimônio. Por essa razão, a análise da instalação e a posterior emissão do laudo técnico de aterramento deve ser feitos por uma empresa especializada em serviços de engenharia elétrica.
Para estudar a eficiência do sistema, são executadas medições da resistência ôhmica do aterramento com o uso de um equipamento chamado terrômetro. Dessa forma garantiremos se o imóvel ou a empresa atende os requisitos da norma vigente, assegurando assim, a emissão do laudo técnico de aterramento.
O laudo deve seguir a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) - NR10. Também devem estar em conformidade atendendo os requisitos das ABNT NBRs e na ausência delas, as normas internacionais.
A preparação do relatório contempla registros fotográficos de todas as medições realizadas em campo, emissão dos certificados de calibração dos equipamentos utilizados e emissão do cronograma com recomendações das adequações das não conformidades apontadas por categorias de criticidade.
A necessidade do laudo técnico de aterramento acontece sempre que houver uma modificação na estrutura predial, isto é, após a conclusão de uma obra ou da reforma com ampliação da área construída. Isso porque o aterramento deve estar planejado para oferecer proteção eficiente tanto para as pessoas quanto para o imóvel e deve atender às especificações da norma ABNT NBR 5419/2015.
Com a Norele Consultoria, o laudo é elaborado e assinado por engenheiro eletricista e engenheiro de segurança do trabalho. A Norele possui registro no CREA e dessa forma, é realizada emissão de ART (Análise de Responsabilidade Técnica) atestando assim, a responsabilidade que temos em atender o cliente dentro das leis brasileiras.