O laudo termográfico é uma técnica preditiva de medição de temperatura essencial para o bom funcionamento dos componentes elétricos e para a segurança dos trabalhadores. Durante esta leitura, você vai entender melhor sua função e como funciona esta inspeção.
O laudo termográfico faz parte de uma avaliação preditiva e preventiva de toda a planta elétrica de uma empresa ou indústria. A realização da análise termográfica consiste em executar a medição da temperatura de determinados pontos por meio da radiação infravermelha, de modo que o termovisor (equipamento que realiza a medição) seja capaz de detectar e diagnosticar diferentes ranges de temperatura nos mais variados componentes elétricos, como painéis, transformadores, motores, subestações, entre outros.
Essa medição realizada para elaboração do laudo termográfico é ideal para impedir danos nos equipamentos, quedas de energia, altos custos com consumo de energia elétrica e também com manutenção corretiva. Além disso, a inspeção termográfica também ajuda a prevenir imprevistos e acidentes gravíssimos, como incêndios, sobrecargas e curto circuito que poderiam causar acidentes fatais aos colaboradores e técnicos. Portanto, esse é um tipo de inspeção que qualquer empresa ou indústria deve realizar.
Além dos benefícios já citados, também podemos dizer que este procedimento - quando feito da maneira correta - pode garantir a segurança das instalações elétricas; ajudar na redução de manutenções corretivas; reduzir gastos com manutenções diversas; diminuir o consumo de energia elétrica; diminuir o risco de incidentes no local de trabalho; analisar áreas de alto risco; entre outros benefícios.
A realização deste laudo é feita como prevenção, ou seja, não pode ser feita após o ocorrido. Essa técnica envolve câmeras infravermelhas especiais que realizam um completo mapeamento, transformando as temperaturas em imagens térmicas, por meio da radiação infravermelha.
O profissional que realiza a análise termográfica fará pequenas “fotografias” do equipamento a ser vistoriado com um aparelho sensível à radiação infravermelha. Este equipamento pode demonstrar através de cores distintas, quais são os pontos do instalação elétrica que apresentam temperaturas elevadas incompatíveis com a sua normalidade de funcionamento.
Ele identifica a energia radiada da primeira camada molecular de uma superfície, ou seja, em uma inspeção termográfica a câmera infravermelha enxerga a radiação que o condutor ou componente elétrico sob análise está emitindo.
Dentro da termografia, esse tipo de manutenção é extremamente importante, uma vez que determina com antecedência a necessidade de realizar algum tipo de manutenção nos componentes do equipamento, tornando muito mais fácil a eliminação do problema sem a necessidade em muitos casos da parada não planejada que prejudicam a linha de produção.